bailarinaemptydeemptycorpoemptyeemptyalma
bememptyvindasemptyaoemptymeuemptyblog

quarta-feira, 7 de março de 2012

Como se escreve?:ballet ou balé

A única real diferença entre as duas palavras é que uma é de língua portuguesa, devidamente aportuguesa da outra, de língua francesa. Isso é muito claro até o momento em que resolvemos entrar no mundo da dança.
Eu sou revisora de textos, então, a escolha mais óbvia sempre foi a primeira. Até o dia em que comecei a dançar e perceber que nas escolas, nos textos, nos livros e afins, ballet sempre prevalecia. Afinal, a terminologia do ballet é praticamente toda em francês, onde quer que estejamos. No Brasil, nos Estados Unidos, na Argentina ou na Rússia, um plié é sempre um plié. Sendo assim, a forma francesa seria a mais utilizada.
Aos incautos, porém, um alerta: a ortografia é francesa, mas a pronúncia é em francês com gosto de feijoada. Ballet deixa de ser “balє” para virar “balé”, attitude passa de “atityde” para “atitidi”, sem falar nas palavras mais difíceis. O jeito é esquecer o biquinho e dançar.

3 comentários:

  1. como eu entro nessa escola de ballet (balé)eu danço tanto ballet que a minha sapatilha ficou quadrada e eu consigo dai dançar

    ResponderExcluir
  2. Eu não consigo entra no ballet (balé ) como Fasso para entra não sei danssa queria saber mim ajude 😟😟😥😥😦😳😳😵😵😩😩

    ResponderExcluir

poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
obrigadaemptyporemptymeemptyvisitaremptyvolteemptysempre