bailarinaemptydeemptycorpoemptyeemptyalma
bememptyvindasemptyaoemptymeuemptyblog

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Ser ou não ser bailarina?

 Com esse título bem sugestivo, não preciso introduzir tão bem o post de hoje. O tema é a profissão bailarina. Quantas vezes já não pensei: "Amo dançar, mas será que devo seguir esse ramo como profissão?" ou "Quero muito continuar no ballet, mas vou receber  pouco trabalhando como bailarina e minha família não aceita isso muito bem".

Foto retirada do blog Everlasting Honey.
Realmente é um dilema escolher a dança como um hobby ou como uma coisa mais séria, porque à medida que se avança nos níveis do ballet, a cobrança vai aumentando em larga escala. Então, querendo ou não, acaba-se criando um compromisso com a atividade, e chega um ponto em que você se encontra muito confusa sobre suas verdadeiras vontades. 

Vários fatores podem tornar essa decisão difícil: influência da família, vontade de seguir outra profissão, os estudos que podem ser comprometidos, a jornada dura de trabalho que a dança exige, etc. 

Uma das coisas que você deve saber logo: na dança as coisas não são fáceis, pelo contrário, exigem muito do corpo e também da mente! Quando comecei no ballet, tudo era lindo, um grande sonho... Depois que fui avançando, foi como um baque pra mim perceber que nem tudo era como um mar de rosas. Por isso, se tem um conselho que eu daria pra todas as meninas e meninos que querem começar: tenha pé no chão!

Junto com o progresso, o amadurecimento é cobrado. Cada pessoa tem um devido tempo, que deve ser respeitado. Ultrapassar seus limites emocionais e físicos é desgastante, portanto dê um tempo quando se sentir exausto. Acredito que a maior pressão é aquela que fazemos em nós mesmos. É um erro agir por impulso, quando se está cansado ou nervoso; tem momentos que dá vontade de desistir, outros em que simplesmente você se cansa de tudo... Mas é importante tentar parar e pensar melhor nesses momentos.

Com a "experiência" vinda dos anos de treinos, as escolhas virão naturalmente. Podem parecer dificílimas agora, mas saberá o que é melhor para você, acredite. 

Escrevi este post não querendo bancar uma de psicóloga, mas apenas por ter refletido muito sobre minhas escolhas nesse último ano, de 2010 pra cá. Acredito mais do que nunca que devemos pensar duas (ou até mais!) vezes antes de fazermos alguma escolha importante. E uma das coisas mais importantes se pretende seguir como bailarina:tenha perseverança, porque o caminho é longo e cheio de altos e baixos.

site: www.bailarinadecorpoealma.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
obrigadaemptyporemptymeemptyvisitaremptyvolteemptysempre