bailarinaemptydeemptycorpoemptyeemptyalma
bememptyvindasemptyaoemptymeuemptyblog

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O eixo nas piruetas

Quando ouvimos a palavra pirueta, logo entramos em desespero, certo?! Pode ser por não saber fazer, ou por ter mesmo medo de girar (oi?!). Eu, por exemplo, ficava desesperada por causa da última opção... Tinha medo de torcer o tornozelo, cair de cara no chão, principalmente quando os giros eram na ponta. Mas, como as minhas professoras diziam: "Toda bailarina cai, é normal!". Então o jeito é se jogar, não ter medo de ser feliz! :-)

Antes de tudo.... treine na barra!

Como comentei no post anterior, trabalhar na barra é fundamental para dar boas piruetas. Capriche bem na sustentação do passé durante os exercícios! Tente tirar os dois os braços da barra e ficar no balancé o tempo que conseguir. Não se preocupe se não conseguir ficar em equilíbrio nem com um dos braços na barra; lembre-se de que no ballet tudo é questão de treino, então comece de frente para barra com os dois braços nela, e depois vá tentando progredir. Mas não esqueça de ficar com o encaixe e postura corretos, e o pé do passé tem que estar em cima ou um pouquinho acima do joelho e bem en dehors, nada de acomodar o pé sobre a perna de base! 

Agora é o momento de tensão: treinando pirueta no centro!

Depois de se preparar na barra, é o momento do tira-teima: a pirueta de centro! Geralmente, as bailarinas e bailarinos iniciantes começam com a piruette em 4ª ou 3ª posição, que é bem mais fácil do que a de 5ª. A preparação do exercício pode ter um pequeno pas de bourré ou pas de valse, e depois o plié. Lembre-se de que você tem que estar bem encaixada nessa hora; é a qualidade do plié que definirá a qualidade e a quantidade das piruetas. Então capriche nele, barriga contraída e pescoço alongado!

Na hora de tirar o passé, lembre-se de não torcer o pé sobre a perna de base, como já disse. É muito feio, não cometa esse erro! E ele tem que ser feito rápido, a perna não pode demorar demais para ficar na posição.

A posição de braço que mais ajuda é da terceira para a primeira. Não esqueça de manter os braços alinhados ao centro do corpo na pirueta, nunca deixe-os tortos.

E o pescoço: é o último que sai e o primeiro que chega!

E lembre-se: sempre tente alongar-se ao máximo durante o giro. Isso aumenta o número de piruetas dadas e torna-as mais bonitas!
Foto retirada deste site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
obrigadaemptyporemptymeemptyvisitaremptyvolteemptysempre