bailarinaemptydeemptycorpoemptyeemptyalma
bememptyvindasemptyaoemptymeuemptyblog

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Diferença entre Grand Jeté e Sissone

Sissone

A diferença básica entre um grand jeté e um sissone: no sissone, as duas pernas saem do chão ao mesmo tempo, e o impulso é tirado de um único plié. Depois do plié, a perna da frente sobe esticada, e a de trás dobra, como na foto.

Grand Jeté
Já no grand jeté, sempre há uma preparação mais longa e “dançada”, como valsas, chassés, pas de bourres; claro que o impulso também é retirado de um plié. Só que neste salto, a perna da frente sobe como se desse um “chute” e a de trás somente acompanha-a. Detalhe muito importante: este “chute” deve lhe impulsionar para cima, e jamais para a frente, pois se não o salto não vai ser muito alto e nem dará aquela impressão de leveza; os braços também ajudam muito na altura e durabilidade do salto.

site: www.bailarinadecorpoealma.blogspot.com

Dicas para sustentação de perna

A sustentação de perna é um dilema para muitos bailarinos (oi!), pois realmente é difícil mantê-las com o quadril e fêmur nos lugares certos, com postura, etc. Mais uma vez eu digo: é apenas questão de treino; com o tempo, você consegue se corrigir, perceber seus erros e trabalhar em cima disto.

Foto retirada do blog Na Ponta dos Pés.

Muitos bailarinos possuem boa flexibilidade na hora de alongamentos, mas na hora de realizar exercícios mais lentos, como um adágio, a perna não sobe. E isso, pode apostar, não é falta de flexibilidade. 

Um dos erros mais comuns: levantar a perna pelo glúteo. Como assim? Quando você não está encaixado, com quadril e fêmur nos lugares errados, a tendência é erguer a perna pelo glúteo. Pode reparar; se olhe no espelho e sinta: se você se enxergar torta, e não sentir a força empregada no posterior da coxa, pode ter certeza: está fazendo o exercício de forma errada; sua coluna também não estará totalmente ereta, mas sim com uma curvatura acentuada na região lombar . Isso é até difícil de explicar, pois é uma coisa muito pessoal; mas peça orientação para sua professora ou professor.

Outro erro que também é comum: fazer a força para levantar a perna na região anterior da coxa. Não adianta: ela não vai subir de jeito algum. Por isso, nunca esqueça: a força deve ser feita no posterior da coxa!
E outra dica: não faça muita força para subir a perna: tente realizar um movimento suave; respire bem e alongue a postura durante a feição do exercício; os braços também ajudam.

site: www.bailarinadecorpoealma.blogspot.com

E as bailarinas com pés fortes?

Vários já foram os tópicos abordados por aqui sobre fortalecimento para os pés. Mas recentemente recebi perguntas e sugestões sobre o inverso: as bailarinas que possuem pés muito fortes. O que fazer para as sapatilhas de ponta durarem mais? 


Qual sapatilha escolher?

Geralmente eu não costumo treinar com a mesma sapatilha que me apresento. Para as apresentações, escolho sapatilhas maleáveis; sempre uso a Capézio Partner 180. Já nas aulas, prefiro uma ponta mais reforçada, pois esta irá trabalhar os pés, o que é  importante, mesmo para quem já possui força. Além disso,  quem possui pés fortes necessita de sapatilhas mais duras, para dar devida sustentação e não quebrar tão rapidamente. Algumas sugestões:

  • Millenium Adágio (recomendada para quem possui pés largos);
  • Contempora I ou II reforçada - Capézio;
  • Giselle - Capézio (nunca usei).

Foto retirada do blog Plano B.
Se puderem investir, vale muito a pena comprar uma sapatilha da marca Gaynor Minden. É a melhor, sem dúvidas! O diferencial é o material: simplesmente não quebra! Isso porque em vez de palmilha normal, ela possui elastômero, que é uma espécie de elástico resistente, que se adapta ao formato do pé e aos movimentos feitos pela bailarina. Aqui no Brasil a Gaynor não é vendida. Mas dá para realizar pedido pelo site; eles possuem um completo questionário, onde escolhem o melhor modelo para seu tipo de pé.

Site: www.bailarinadecorpoealma.blogspot.com

Algumas bailarinas aquecem a sapatilha no forno quando esta fica mais mole. Eu nunca testei, por isso não posso assegurar sucesso nisso, e acho melhor não arriscar. Mas esta era a única "dica" que eu sabia para sapatilhas durarem mais. Ah, e outra coisa: não forçá-las muito nas mãos. Se a ponta for muito dura, até é bom dar uma leve amolecida, mas nada demais. Amolecer é mesmo nos pés!

Trabalho de ponta na barra

Foto retirado deste site.

Que iniciar na ponta é um pouco difícil, nós sabemos. Mas o mais difícil é quando a aluna realiza certos exercícios de forma incorreta, e se habitua com os chamados "vícios do ballet". Muitas vão perceber que estão erradas bem depois, o que é bastante prejudicial, pois a fase inicial na ponta é uma fase preparatória, importantíssima para o trabalho de pontas futuro da bailarina. Se você faz errado no início, depois sofrerá conseqüências ruins em decorrência disso.Então um começo correto é fundamental!

Nesse trabalho de pontas inicial, a atividade na barra é uma das mais importantes, até mais que o centro. Isso porque na barra a aluna trabalho o equílibrio, a força e também exercita os pés, para depois saber se posicionar corretamente no centro; é na barra que trabalhamos nosso eixo de equílibrio e força (por isso, treine sustentação de passé na barra antes de reclamar que não consegue fazer nenhum pirueta decente!). 
Em relação à sapatilha de ponta, a barra é ainda mais importante! Então se esforce bastante nesses exercícios durante a aula, pois eles, acredite, irão te ajudar muito no futuro! 

1º - Sentir desequilíbrio nos grand pliés com a ponta não é normal! Isso indica que ou a sua sapatilha está em um número errado, ou ela está muito dura. Fale com seu/sua professor(a) para analisá-la e observá-la durante o exercício. Sempre consulte seu/sua professor(a) quando sentir algo estranho, sempre!

2º - Se seu pé está "entortando" no en dehors durante exercícios rápidos, como o grand battemant, sua ponta pode estar grande demais ou você realmente não está posicionando seu pé corretamente. Lembre-se de que o en dehors não depende só dos pés, pelo contrário: depende principalmente da rotação do fêmur, então trabalhe isto até seu limite. Calcanhar para fora sempre! (este post pode ajudar!)

3º - Um dos itens mais importantes: estique os joelhos durante os exercícios onde você passa da meia-ponta para a ponta. Esses exercícios são os principais de preparação para a ponta, então estique bem os joelhos e capriche na transição da meia-ponta para a ponta, de preferência faça lentamente. Demore na meia-ponta, estique-a ao máximo que conseguir, e só depois suba na ponta! Nada de joelho frouxo!

Essas dicas ajudam bastante e são fundamentais! Preste muita atenção na hora dos exercícios, olhe-se no espelho se possível, sinta seu corpo. Só assim aprenderá a reconhecer seus limites e saber se o que está fazendo é corret

site: www.bailarinadecorpoealma.blogspot.com

O eixo nas piruetas

Quando ouvimos a palavra pirueta, logo entramos em desespero, certo?! Pode ser por não saber fazer, ou por ter mesmo medo de girar (oi?!). Eu, por exemplo, ficava desesperada por causa da última opção... Tinha medo de torcer o tornozelo, cair de cara no chão, principalmente quando os giros eram na ponta. Mas, como as minhas professoras diziam: "Toda bailarina cai, é normal!". Então o jeito é se jogar, não ter medo de ser feliz! :-)

Antes de tudo.... treine na barra!

Como comentei no post anterior, trabalhar na barra é fundamental para dar boas piruetas. Capriche bem na sustentação do passé durante os exercícios! Tente tirar os dois os braços da barra e ficar no balancé o tempo que conseguir. Não se preocupe se não conseguir ficar em equilíbrio nem com um dos braços na barra; lembre-se de que no ballet tudo é questão de treino, então comece de frente para barra com os dois braços nela, e depois vá tentando progredir. Mas não esqueça de ficar com o encaixe e postura corretos, e o pé do passé tem que estar em cima ou um pouquinho acima do joelho e bem en dehors, nada de acomodar o pé sobre a perna de base! 

Agora é o momento de tensão: treinando pirueta no centro!

Depois de se preparar na barra, é o momento do tira-teima: a pirueta de centro! Geralmente, as bailarinas e bailarinos iniciantes começam com a piruette em 4ª ou 3ª posição, que é bem mais fácil do que a de 5ª. A preparação do exercício pode ter um pequeno pas de bourré ou pas de valse, e depois o plié. Lembre-se de que você tem que estar bem encaixada nessa hora; é a qualidade do plié que definirá a qualidade e a quantidade das piruetas. Então capriche nele, barriga contraída e pescoço alongado!

Na hora de tirar o passé, lembre-se de não torcer o pé sobre a perna de base, como já disse. É muito feio, não cometa esse erro! E ele tem que ser feito rápido, a perna não pode demorar demais para ficar na posição.

A posição de braço que mais ajuda é da terceira para a primeira. Não esqueça de manter os braços alinhados ao centro do corpo na pirueta, nunca deixe-os tortos.

E o pescoço: é o último que sai e o primeiro que chega!

E lembre-se: sempre tente alongar-se ao máximo durante o giro. Isso aumenta o número de piruetas dadas e torna-as mais bonitas!
Foto retirada deste site.

Cambré

O cambré é um passo um pouco difícil de ser aprimorado, quem dança sabe disso. Ele requer flexibilidade e, mais que isso, requer técnica. Muitos bailarinos e bailarinas o executam de forma errada, o que pode ocasionar além de dores, problemas na coluna a longo prazo.


Um dos principais erros na execução do cambré: curvar as costas de qualquer jeito. O exercício exige postura, alongamento, ou seja, peito pra cima, nada de empinar o bumbum e tensionar muito a região lombar da coluna. 

O quadril não deve ser desencaixado, pense no corpo como um todo, não apenas nas costas.

Os braços e pescoço também são importantíssimos! Geralmente eles ficam na 5ª posição para a execução do cambré. Mantenha os braços alinhados, nunca com os cotovelos para baixo. O pescoço é uma continuação da linha corporal, portanto deve ser bem posicionado, também não muito tensionado. 

Este post foi bem rápido, mas espero que tenha sido útil. Peço desculpas pela falta de atualizações no blog. Isso se deve ao fato da falta de assunto para os posts mesmo.

site: www.bailarinadecorpoealma.blogspot.com

Ser ou não ser bailarina?

 Com esse título bem sugestivo, não preciso introduzir tão bem o post de hoje. O tema é a profissão bailarina. Quantas vezes já não pensei: "Amo dançar, mas será que devo seguir esse ramo como profissão?" ou "Quero muito continuar no ballet, mas vou receber  pouco trabalhando como bailarina e minha família não aceita isso muito bem".

Foto retirada do blog Everlasting Honey.
Realmente é um dilema escolher a dança como um hobby ou como uma coisa mais séria, porque à medida que se avança nos níveis do ballet, a cobrança vai aumentando em larga escala. Então, querendo ou não, acaba-se criando um compromisso com a atividade, e chega um ponto em que você se encontra muito confusa sobre suas verdadeiras vontades. 

Vários fatores podem tornar essa decisão difícil: influência da família, vontade de seguir outra profissão, os estudos que podem ser comprometidos, a jornada dura de trabalho que a dança exige, etc. 

Uma das coisas que você deve saber logo: na dança as coisas não são fáceis, pelo contrário, exigem muito do corpo e também da mente! Quando comecei no ballet, tudo era lindo, um grande sonho... Depois que fui avançando, foi como um baque pra mim perceber que nem tudo era como um mar de rosas. Por isso, se tem um conselho que eu daria pra todas as meninas e meninos que querem começar: tenha pé no chão!

Junto com o progresso, o amadurecimento é cobrado. Cada pessoa tem um devido tempo, que deve ser respeitado. Ultrapassar seus limites emocionais e físicos é desgastante, portanto dê um tempo quando se sentir exausto. Acredito que a maior pressão é aquela que fazemos em nós mesmos. É um erro agir por impulso, quando se está cansado ou nervoso; tem momentos que dá vontade de desistir, outros em que simplesmente você se cansa de tudo... Mas é importante tentar parar e pensar melhor nesses momentos.

Com a "experiência" vinda dos anos de treinos, as escolhas virão naturalmente. Podem parecer dificílimas agora, mas saberá o que é melhor para você, acredite. 

Escrevi este post não querendo bancar uma de psicóloga, mas apenas por ter refletido muito sobre minhas escolhas nesse último ano, de 2010 pra cá. Acredito mais do que nunca que devemos pensar duas (ou até mais!) vezes antes de fazermos alguma escolha importante. E uma das coisas mais importantes se pretende seguir como bailarina:tenha perseverança, porque o caminho é longo e cheio de altos e baixos.

site: www.bailarinadecorpoealma.blogspot.com

gifs de ballet


                  

Como fazer um developpé

O developpé é um movimento de grande desdobramento que exige boa flexibilidade.
Começam na quinta posição com a sua mão segurando a barra levemente para o equilíbrio.
Eleve a perna, permitindo que o seu dedo esticado descanse no seu tornozelo da perna de apoio. Certifique-se de seus dedos estão esticados.
Vai deslizando os seus dedos até chegar no seu joelho. Levante a perna de forma suave e graciosa.
Estenda a perna suavemente, lentamente esticando o joelho.

Mantenha as costas retas e seus dedos do pé esticados e firmes.

Mantenha sua perna ainda na posição en dehors e desça lentamente para terminar o movimento na quinta posição.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

8 dicas para ajudar você a melhorar qualquer estilo de dança


Não importa o seu nível de experiência, estas dicas vão ajudá-lo a se tornar um bailarino melhor. Siga estas dicas para alcançar resultados satisfatórios.
Dica 1: Encontrar um grande professor
Bailarinos experientes sabem a importância de um bom professor de dança. A professora de dança não só ensina novos passos e técnicas, mas também corrige erros. Se você é novo na dança, escolha com cuidado o seu professor. Se você já está frequentando aulas por algum tempo e não está melhorando, seria interessante procurar um novo professor. Com algum tempo de dança você vai percebendo quais são as qualidades que você prefere em um professor de dança.
Dica 2: Assistir outros bailarinos, filmes e professores
Alugue alguns filmes de dança ou vídeo-aulas. Assista os bailarinos de perto, observando as coisas tais como postura corporal, alinhamento e técnica. Tente encontrar maneiras de incorporar estilos que você gosta em sua própria dança.
Dica 3: Aperfeiçoe a sua postura
Levante-se em linha reta, empurre os ombros para baixo e para trás, e mantenha a cabeça erguida. É realmente incrível o que uma boa postura faz por um bailarino.
Dica 4: Alongamento 
Séries de alongamento fará seu corpo muito mais flexível. A grande meta na dança é fazer com que cada movimento seja feito sem esforço. Quanto mais ágil suas pernas estiverem, mais fácil será para movê-las. Crie o hábito de se alongar  todos os dias.
Dica 5: Melhorar a sua técnica
Bailarinos profissionais dedicam toda a sua carreira aperfeiçoando sua técnica. Boa técnica é o que separa os bons bailarinos dos melhores bailarinos. Aprender novos movimentos, mas nos esforçamos para aperfeiçoar as habilidades de cada etapa.
Dica 6: Usar sapatos adequados
Cada estilo de dança exige um tipo específico de calçado. Sapatos de dança são cuidadosamente estruturados para proteger as pernas e pés e em benefício do bailarino. Certifique-se de que você está dançando com o tipo correto de calçado e que os sapatos são do tamanho certo.
Dica 7: Relaxe
Seu corpo vai dançar melhor em um estado relaxado. Respire profundamente algumas vezes e limpar sua mente. Aprenda a relaxar com a música.
Dica 8: Sorria
Um sorriso é uma expressão de prazer, felicidade e diversão. Se você sorrir enquanto está dançando, as pessoas terão a sensação de que você ama o que estão fazendo. Mesmo se você está dançando sozinha, sorria para si mesmo. Se você adora dançar, então mostre!

Bailarinas e Bailarinos: Como evitar as bolhas?

Como a maioria dos bailarinos sabe, as bolhas são lembranças dolorosas da dança que se reflete nos pés. Se causada por sapatilhas de ponta, sapatos de sapateado ou pés descalços no chão de madeira, as bolhas parecem ser uma parte da vida de cada bailarino.
A melhor maneira de lidar com bolhas é evitá-los, em primeiro lugar.
1 – Verifique se o seu calçado está adequado
A maneira mais fácil de obter uma bolha é usar sapatos de dança que são muito grandes ou muito pequenos. Ao comprar os sapatos de dança de qualquer tipo, verifique se os sapatos se encaixam corretamente. É sempre melhor procurar a ajuda de um profissional.
2 – Cubra os seus pés
A maioria dos instrutores de dança recomenda o uso de meia com os sapatos de dança. Como seus pés começam a suar, a pele nua vai esfregar contra o interior dos seus sapatos. E a meia servirá como uma barreira protetora entre seus sapatos e os pés.
3 – Use talco
Polvilhar uma pequena quantidade de talco dentro dos seus sapatos irá ajudar a manter seus pés secos e impedi-los de fricção. Use talco ou amido de milho. Polvilhe uma pequena quantidade dentro de cada sapato e em seus pés descalços, antes de cair na dança.
4 – Tapar os pontinhos vermelhos
Um pontinho vermelho na pele é um sinal de aviso que é uma bolha prestes a se desenvolver. E você tocar nesses pontinhos verá que estão quentes. Tapar áreas suspeitas com bandagens, esparadrapo ou gaze.
5 – Descanse seus pés
O uso excessivo é uma causa comum de qualquer lesão, descansar seus pés irá ajudar a evitar bolhas. Se for possível tenha um dia de folga, mime os seus pés depois de longas sessões de dança, mergulhando-os em uma banheira  e permitindo que sequem completamente.

Melhore o seu equilíbrio – 3 exercícios para aumentar seu equilíbrio



Equilíbrio é a habilidade de manter o centro de gravidade do corpo, minimizando oscilação postural. É um estado de equilíbrio corporal caracterizado por completo o silêncio, vazio de forças opostas em todos os lados.
O equilíbrio é conseguido através da coordenação de três sistemas do corpo: o sistema vestibular, sistema motor e do sistema visual. O sistema vestibular está localizado no ouvido interno, o sistema motor é feito de músculos, tendões e articulações, o sistema envia os sinais visuais dos olhos ao cérebro sobre a posição atual do corpo.
Ficar equilibrada não é uma questão de ficar rigidamente em um ponto. O equilíbrio é encontrado em constante deslocamento do corpo para fazer ajustes sutis.
Dança requer rápidas mudanças no posicionamento do corpo, especialmente nos pés, tornozelos, joelhos e quadris. Porque os olhos não se fixam em um único ponto, um bom equilíbrio é necessário para tornar suave, movimentos completos.
Os exercícios a seguir devem ajudar a melhorar seu equilíbrio. Estar ao lado de uma cadeira ou parede, no caso você precisa pegar o seu equilíbrio.
1 - Permaneça descalço, suba lentamente para a meia-ponta dos pés, pressionando os dedos dos pés para o chão. Concentre-se na centralização do peso do corpo em algum lugar entre o calcanhar e o dedão do pé. Tente puxar para cima e para fora das articulações, mas manter os joelhos relaxados. Abaixe o calcanhar lentamente e repita.
2 - Fique em um pé sobre uma superfície dura, sem travar os joelhos. Divida o peso do corpo em partes iguais entre o calcanhar e a bola do pé. Fique nesta posição por um minuto, em seguida, mude para o outro pé.
3 - Fique em um pé com o peso do corpo dividido entre o calcanhar e a bola do pé. Levante o calcanhar e gire lentamente para a esquerda (uma volta de 90 graus) sobre a bola do pé, então pare e abaixe o calcanhar. Repita algumas vezes, em seguida, alternar os pés. Uma vez que você estiver confortável com curvas pequenas, tente voltas inteiras.
Se você perder o seu equilíbrio durante os exercícios, tente recuperá-lo rapidamente com o ajuste mínimo possível. Estenda a mão e toque levemente a cadeira ou parede com a ponta dos dedos. Quando você se sentir firme tente novamente.

Os 10 mandamentos da Bailarina

1.Respeitar a si e a todos

2.Não chegar atrazada nas aulas

3.Procure não faltar e se acontecer avisar o professor

4.Não conversar durante as aulas

5.Ser humilde

6.Ter responsabilidade,determinação e garra

7.Ser disciplinada sempre

8.Transmitir alegria e felicidade dançando

9.Considerar as outras bailarinas amigas e não rivais

10.Amar a dança e não ser escrava dela

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

3 dicas para melhorar seus saltos na dança

 
Dicas de Dança – 3 dicas para melhorar seus saltos na dança
Saltos são uma das maiores emoções na dança. Bailarinos profissionais parecem desafiar a gravidade e voam pelo ar.
Algumas pessoas parecem ter uma habilidade natural para o salto, enquanto alguns têm que trabalhar um pouco mais para isso.
A maioria dos saltos na dança exige uma tremenda força e coordenação para executar corretamente. Contudo, a prática leva à perfeição.
A seguir estão 3 dicas para ajudar você a melhorar seus saltos.
Dica 1 – Um correto Plie
O plie profundo é importante para alcançar a altura que você precisa para executar corretamente um salto. O plie é simplesmente um dobrar os joelhos antes do saltos e é também a última etapa do salto. Quanto mais profundo o plié, maior poder você terá em suas pernas para empurrar e saltar.
Não importa quantos passos você toma para se preparar para o salto, certifique-se de que realmente dobrar os joelhos para conseguir tanta energia quanto você precisa para o salto é muito importante.
Dica 2 – Olhe para cima, para o seu objetivo
Certifique-se de olhar para cima como se você fosse entrar em seu salto. Se você olhar para cima, o resto do seu corpo vai seguir. Olhando para baixo, irá mantê-lo para baixo, para o chão. Quando você for saltar, se fixar em um ponto alto, no seu objetivo de chegar nesse ponto e o seu corpo vai se esforçar para cumprir os objetivos estabelecidos. Olhando para cima não só irá permitir-lhe saltar mais alto, mas também fazer um salto mais bonito.
Dica 3 – Controlar a chegada do salto
O que sobe tem que descer, o desembarque não pode ser evitado. Um salto não está completo até que o pousou seja feito em segurança.
Mais uma vez, um plié profundo será útil. Sua meta para o desembarque será ir até o chão tão suavemente, e com a maior qualidade possível. Nunca sair de um salto com os joelhos retos, isso pode te causar uma lesão grave. Você deve começar a pensar fim do salto, logo que seus pés deixam o chão. Mentalmente preparar as pernas para absorver o peso vai realmente fazer a diferença.

5 Dicas para melhorar sua performance nas sapatilhas de ponta




Apesar de bonita, usar a sapatilha de ponta é difícil e muitas vezes dolorosa para os iniciantes. Se você é nova na sapatilha de ponta, tenha em mente que se tornará mais fácil com o tempo e a prática. A seguir estão algumas dicas:
Dica 1: amarrar corretamente as sapatilhas de ponta. As fitas das sapatilhas são projetadas para ajudar a suportar o seu arco quando amarradas corretamente. Algumas bailarinas usam nas fitas amarradas spray de cabelo para evitar que as fitas se soltem.
Dica 2: Sempre alongue o seu corpo para cima. Nunca deixe os dedos suportar o peso de seu corpo. Seu corpo inteiro deve trabalhar para puxar o peso para longe das suas sapatilhas.
Dica 3: Mantenha os joelhos esticados. Esticar os joelhos ajudará a manter o peso de seu corpo fora de seus pés.
Dica 4: Mantenha as costas retas e peito erguido. Certifique-se de manter os ombros para baixo.
Dica 5: Não permita que seus pés fiquem caídos nem para fora e nem para dentro. Alongue bem os pés enquanto estiver em cima das pontas, não deixe que fique o famoso pé de foice.  Se esforce para alcançar uma posição perfeitamente arqueada.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Como ter um bom alinhamento de corpo

A postura, o alinhamento do corpo é essencial para o ballet e também para as outras modalidades.  
O alinhamento do corpo é uma das primeiras coisas que você aprende na aula. Vamos lá:
• Seu peso deve ser distribuído entre ambos os pés. Manter todos os dez dedos dos pés no chão. Não
permitir que os tornozelos girem para dentro ou para fora.

• Os seus joelhos devem estar diretamente sobre os dedos dos pés.

• Ligue as pernas para fora na altura dos quadris. Mantenha os joelhos retos.
• Alinhe os quadris com o centro de seus pés.

• Puxe os ombros para baixo, mantendo-os relaxados.

• Mantenha o tronco ligeiramente para a frente.

• Levante o seu peito. Não permita que suas costelas fiquem para fora.

• Relaxe o pescoço, segurando o queixo para cima.

poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
obrigadaemptyporemptymeemptyvisitaremptyvolteemptysempre